Dramaturgia é somente a construção semântica de um trabalho cênico? O processo de criação que se encarrega de criar uma dramaturgia é um processo que busca somente construir o discurso da obra? Qual sua conexão com os processos criativos que se desenrolam a partir dos corpos e das demais materialidades da cena? Quais as diferenças entre fazer dramaturgia e escrever um texto para ser falado diante de um público? O que está em jogo quando a dramaturga assume um modo de estar nos processos que abarca outras dinâmicas além da criação de uma materialidade textual? Quais as implicações de uma dramaturgia que se propõe enquanto propulsora e articuladora de processos, discursos, imagens poéticas, sentidos e sensações?

Essas são as questões norteadoras do processo de pesquisa em dramaturgia que se iniciou em 2011 e segue no campo artístico e acadêmico, através de pesquisas práticas e teóricas desenvolvidas junto aos coletivos dos quais sou integrante ou tenho colaborado, além de processos pedagógicos com adolescentes e adultos. 

O desenvolvimento de práticas de preparação para a escrita se apresenta como uma das frentes de um projeto que visa desmistificar a figura da pessoa que escreve, seja dramaturgia, seja um romance, sejam contos ou um roteiro - essa figura que muitas vezes esteve associada a "pura atividade intelectual" e a uma prática solitária - com a premissa de que escrever é uma atividade psicofísica e potencialmente coletiva e de que as escrituras cênicas são feitas também de gestos, imagens, sons e suas fricções com a materialidade da palavra.  

Formação em Dramaturgia | Nova Dramaturgia Campineira
Formação em Dramaturgia | Nova Dramaturgia Campineira

Oficina online em três módulos | Projeto Nova Dramaturgia Campineira | Lei Aldir Blanc | Edital Ações em Rede da SMC de Campinas - SP | fevereiro de 2021

Práticas de Preparação para a Escrita Performativa - Curso Online
Práticas de Preparação para a Escrita Performativa - Curso Online

Curso teórico-prático com foco em procedimentos de preparação para a escrita | O Espaço Vazio | fevereiro de 2021

Escrituras e Estéticas Abissais_ A encenação e a dramaturgia na criação da cena performati
Escrituras e Estéticas Abissais_ A encenação e a dramaturgia na criação da cena performati

Oficina online teórica-prática sobre fricções e colaborações entre Dramaturgia e Encenação em processos colaborativos performativos. | Em parceria com a encenadora Fabiana Monsalú | O.C. Oswald de Andrade março a abril de 2021

Escrita Performativa - Módulo 1
Escrita Performativa - Módulo 1

Oficina de escrita em múltiplas plataformas para alunos do nono ano da EMEF Raul Pila Campinas | agosto | 2019

Escrita Performativa - Módulo 2
Escrita Performativa - Módulo 2

Oficina de Escrita para alunos do programa Consolidando a Aprendizagem (EJA) Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink Campinas | 2019

Práticas de Preparação para Escrita
Práticas de Preparação para Escrita

Comunicação Oral no VIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas. Lume Teatro e Unicamp | Campinas | 2019

Redescobrindo
Redescobrindo

Produção do Núcleo de Teatro da Oficina Cultural Alfredo Volpi Orientação de processos de criação dramatúrgica em coletivos 06 apresentações | Museu da Imigração e O.C. Alfredo Volpi São Paulo | dezembro | 2018

Fricções entre Ficções
Fricções entre Ficções

Curso de Extensão Práticas de criação dramatúrgica a partir de materiais de imprensa SP Escola de Teatro e Casa do Baixo Augusta São Paulo| dezembro | 2018

Dramaturgia e Esfera Pública
Dramaturgia e Esfera Pública

Comunicação Oral no VII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas Lume Teatro e Unicamp | Campinas | 2018