Escrita Performativa - Módulo 1
Escrita Performativa - Módulo 1

Oficina de escrita em múltiplas plataformas para alunos do nono ano da EMEF Raul Pila Campinas | agosto | 2019

Escrita Performativa - Módulo 2
Escrita Performativa - Módulo 2

Oficina de Escrita para alunos do programa Consolidando a Aprendizagem (EJA) Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink Campinas | 2019

Práticas de Preparação para Escrita
Práticas de Preparação para Escrita

Comunicação Oral no VIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas. Lume Teatro e Unicamp | Campinas | 2019

Redescobrindo
Redescobrindo

Produção do Núcleo de Teatro da Oficina Cultural Alfredo Volpi Orientação de processos de criação dramatúrgica em coletivos 06 apresentações | Museu da Imigração e O.C. Alfredo Volpi São Paulo | dezembro | 2018

Fricções entre Ficções
Fricções entre Ficções

Curso de Extensão Práticas de criação dramatúrgica a partir de materiais de imprensa SP Escola de Teatro e Casa do Baixo Augusta São Paulo| dezembro | 2018

Dramaturgia e Esfera Pública
Dramaturgia e Esfera Pública

Comunicação Oral no VII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas Lume Teatro e Unicamp | Campinas | 2018

Interseções Performativas
Interseções Performativas

Comunicação Oral no Encontro da International Federation for Theatre Research IFTR | USP | 2017

O dia depois do último dia
O dia depois do último dia

Projeto Espetáculo da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha Orientação de Dramaturgia e Produção de texto dramatúrgico em parceria com os aprendizes do projeto.  08 apresentações | Teatro Sérgio Cardoso e Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha São Paulo | 2016

Escrita Dramatúrgica
Escrita Dramatúrgica

Workshop Festival do Instituto de Artes FEIA 15 IA Unicamp Campinas | 2014

Dramaturgia é somente a construção semântica de um trabalho cênico? O processo de criação que se encarrega de criar uma dramaturgia é um processo que busca somente construir o discurso da obra? Qual sua conexão com os processos criativos que se desenrolam a partir dos corpos e das demais materialidades da cena? Quais as diferenças entre fazer dramaturgia e escrever um texto para ser falado diante de um público? O que está em jogo quando a dramaturga assume um modo de estar nos processos que abarca outras dinâmicas além da criação de uma materialidade textual? Quais as implicações de uma dramaturgia que se propõe enquanto propulsora e articuladora de processos, discursos, imagens poéticas, sentidos e sensações?

Essas são as questões norteadoras do processo de pesquisa em dramaturgia que se iniciou em 2011 e segue no campo artístico e acadêmico, através de pesquisas práticas e teóricas desenvolvidas junto aos coletivos dos quais sou integrante ou tenho colaborado, além de processos pedagógicos com adolescentes e adultos. 

O desenvolvimento de práticas de preparação para a escrita se apresenta como uma das frentes de um projeto que visa desmistificar a figura da pessoa que escreve, seja dramaturgia, seja um romance, sejam contos ou um roteiro - essa figura que muitas vezes esteve associada a "pura atividade intelectual" e a uma prática solitária - com a premissa de que escrever é uma atividade psicofísica e potencialmente coletiva e de que as escrituras cênicas são feitas também de gestos, imagens, sons e suas fricções com a materialidade da palavra.